Estado ganha primeiro hub agro com iniciativa da AnLab, Tecnopuc e Ventiur

É com muita satisfação que anunciamos a criação do primeiro HUB AGRO do Sul do País. A AnLab está muito feliz em fazer parte deste projeto fantástico junto com a Tecnopuc e a Ventiur. Tendo em vista que o Agro é um segmento extremamente importante para o RS e para o Brasil, o objetivo é transformar Porto Alegre na capital mundial do Agronegócio. O tema foi abordado na reportagem publicada na manhã de terça-feira, 09 de fevereiro, na coluna de Gisele Loeblein em colaboração do jornalista Fernando Soares na GaúchaZH. Confira abaixo a matéria completa:

Em iniciativa liderada por Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Ventiur e Anlab, o Estado ganhará uma nova estrutura de fomento às startups ligadas ao agronegócio, as chamadas agtechs. Trata-se do Hub Agritech, que começa a partir desta terça-feira a buscar negócios inovadores na área, com o objetivo de desenvolvê-los.

“O primeiro edital do Hub Agritech está disponível no site hubagritech.com e se divide em duas categorias. O ramo intitulado “connected” pretende agrupar startups que somente tenham interesse em conectar suas soluções às oportunidades do setor e desejam acompanhar os eventos e atividades do hub. Já o segmento “accelerated” é destinado às startups que querem ganhar impulso no mercado. Neste caso, a aceleradora Ventiur poderá entrar com investimento de até R$ 200 mil.

A iniciativa segue tendência do Tecnopuc de criação de programas verticalizados. Antes do projeto ligado ao agronegócio, a estrutura contava com hubs nas áreas da saúde e de inteligência artificial. Coordenador do Hub Agritech, Rafael Chanin antecipa à coluna que não há número definido de startups a serem selecionadas para aceleração. A ideia é abranger a maior quantidade possível de agtechs tidas como promissoras.

– O processo de aceleração independe de onde essas startups estão localizadas. Elas podem muito bem estar no Interior e, quando precisarem, colocamos o espaço físico do Tecnopuc à disposição – aponta Chanin.

As inscrições permanecem abertas até 6 de março. A expectativa do hub é de que em 23 de março sejam divulgadas as startups pré-selecionadas. Os negócios que buscam aceleração ainda passarão por uma espécie de aquecimento entre 30 de março e 4 de maio, na qual participarão de dinâmicas, mentorias e manterão contato com profissionais da aceleradora Ventiur. Assim, a lista definitiva das agtechs que receberão aceleração por período entre um e dois anos deve ser divulgada em 12 de maio.”

Além do programa de atração de startups, o Hub atuará também com as empresas tradicionais do Agro. Para isso a AnLab está fazendo conexões com diversos players do segmento, os quais poderão participar da iniciativa através da categoria MANTENEDOR, onde terão uma série de contrapartidas do hub, como pacotes de serviços para aperfeiçoar a gestão da inovação, espaço de trabalho para a montagem de Labs de inovação na sede física do hub e também programas específicos de conexão com as startups, através da resolução de desafios das empresas.

Leia Também:

NEWSLETTER:

Para garantir que você obtenha a melhor experiência no site, utilizamos cookies de acordo com nossa Política de Privacidade.