Sócio diretor da AnLab, Leonardo Comparsi, fala sobre os impactos econômicos da inovação na Rádio Band News FM

Dando seguimento a parceria da AnLab com a Rádio Bandeirantes FM e Band News FM, no dia 07 de janeiro de 2021, o sócio diretor da AnLab, Leonardo Comparsi, fez uma participação ao vivo na Rádio Band News FM (99.3) para falar sobre os impactos econômicos da inovação e as três categorias de inovação.

Leonardo iniciou o bate papo explicando os três tipos de conceitos de inovação segundo o professor Clayton Christensen da Universidade de Harvard, e uma das maiores autoridades globais em inovação. De acordo com o professor, existem três categorias de inovação diferentes: as inovações capacitadoras, as inovações de sustentação e as inovações eficiência.

“A inovação capacitadora é uma inovação que busca tornar com que as coisas que normalmente são acessíveis a poucas pessoas, caras, complexas, possam se tornar acessíveis para a grande maioria das pessoas por um custo muito baixo e muito prático de usar. Um bom exemplo disso é a evolução do computador, décadas atrás só as grandes corporações podiam ter, pois eram muito grandes e complexos. Com o tempo a tecnologia foi se desenvolvendo e foram surgindo computadores pessoais (PC’s)”, comenta Leonardo.

Além dos computadores, outro exemplo que Comparsi cita é o dos smartphones, que hoje, fazem todo o papel que aos grandes computadores desempenhavam, onde um grande número de pessoas tem acesso facilmente. “Isso que a gente chama de inovação capacitadora, ela consome muito capital, mas ao mesmo tempo gera muito emprego”, completa Leonardo.

 Além desse primeiro conceito sobre inovação capacitadora, o Prof. Clayton Christensen trouxe também outros dois conceitos, um deles é a inovação de sustentação. Basicamente é o que a gente chama de inovação incremental. Esse tipo de inovação chamada de sustentação, normalmente é uma inovação onde não tem muito impacto no ponto de vista econômico, não consome muito capital e não gera tantos empregos.

“Hoje em dia a gente sempre vê os carros por exemplo a todo ano sai um modelo melhorado, com mais tecnologia, mais conforto, com design mais atual, são produtos que vão sendo melhorados, mas é o mesmo produto. Não é um produto que você vai ter dois carros por que os carros são completamente diferentes, você vai trocar o produto por um modelo mais novo”, explica Leonardo.

Após passarmos pelos dois tipos de inovação, chegamos a terceira categoria, chamada de inovação de eficiência. A inovação de eficiência é aquela que fazemos dentro dos processos da empresa, nas competências organizacionais, consegue fazer mais por menos. Isso permite reduzir custos e alcançar mais pessoas, onde chega em um preço de baixo custo.

Leonardo deu um exemplo do Walmart nos Estados Unidos, onde consegue ter uma operação com custos extremamente baixos e, portanto, pratica preços baixos também. O que é a questão da inovação da eficiência, é uma inovação que na verdade libera capital e não consome.

Pois à medida que a gente faz que os processos sejam mais eficientes, as etapas dos processos diminuem e o capital de giro que estava preso nas etapas, acaba sendo liberado. “Um dos casos clássicos era o dos carros que antigamente demorava 60 dias pra fazer, depois que a Toyota veio com o “Toyota Way”, você consegue produzir um carro em 2 ou 3 dias”, diz Comparsi.

Ao final da entrevista, o repórter e radialista Guilherme Milman, questionou Leonardo o que a nós já podemos ver hoje na prática de empresas que tem usado esse tipo de inovação por capacitação dentro desse contexto de pandemia, e o que as empresas podem fazer para se tornarem mais capacitadoras de novos produtos nesse ano de 2021.

“Essa é uma excelente pergunta, porque por trás desse conceito todo, existe uma lição importante, que é a lição do equilíbrio. Quando as empresas se concentram demais em inovações de eficiência somente, isso acaba normalmente liberando capital, mas também reduzindo emprego. Não tem nada de mal nisso, as empresas devem trabalhar nisso, o problema é não equilibrar esses 3 tipos de inovação”, respondeu Leonardo.

Comparsi completa dizendo que as empresas precisam ter uma parte de seu investimento em inovação eficiente, uma parte em sustentação e uma parte em inovação capacitadora. O que vemos hoje em dia é um incentivo muito grande por conta dos resultados mais imediatos que geram a inovação de eficiência e sustentação, que são as mais incrementais. Pesquisas mostram que 80% do que as empresas fazem são focados nisso. O lado ruim é que as empresas abrem mão da inovação capacitadora e de olhar pra novas coisas.

“A inovação capacitadora é aquela inovação que requer exploração, a gente precisa enxergar as oportunidades dentro do mercado. Agora no período da pandemia é um excelente momento pra fazer isso. As empresas passaram por um momento agora em 2020 de reação, elas foram de certa forma pegas de surpresa com a pandemia, precisaram reagir a esse mercado […], a ideia é que em 2021 as empresas possam olhar pra isso e possam se preparar, serem mais pró ativas, se preparar antes que as empresas se consolidem”, manifesta Leonardo.

O sócio diretor completa dizendo que a medida que a organização vai enxergando isso, a empresa pode começar a se preparar a essas oportunidades e no momento que elas começam a mandar sinais de consolidação, se você estiver antenado e observando, atento a esses sinais, é capaz de já estar preparado e colocar no mercado uma solução, um produto ou serviço que atenda a essas novas necessidades.

“Então isso vai em linha com a inovação capacitadora. Isso que nós pregamos na AnLab, que tenham um equilíbrio no portfólio, de forma que as empresas não só busquem eficiência, mas que busquem criar o novo”, encerra Leonardo.




Para acompanhar tudo sobre esse novo projeto da AnLab e das Rádio Bandeirantes FM e Band News, acompanhe os Drops nas rádios. Irão ao ar às segundas, quartas e sextas nos breaks comerciais dos programas Band News 1ª Edição, na Band News FM (99.3) e no programa 90 Minutos, na Rádio Bandeirantes FM (94.9), cada dia com um convidado especialista para falar sobre os temas mais relevantes de inovação e empreendedorismo. Além disso, teremos entradas ao vivo a cada 15 dias no programa Band News 1ª Edição, com uma entrevista especial.

Para quem não ouviu ao vivo na programação, traremos o conteúdo completo das entrevistas aqui no nosso blog.

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